Diretora

Carmelia Abrahão Assaf

__________________________________________________________________________________________

Carmelia Abrahão Assaf nasceu em 1938, no Rio de Janeiro. Desde a adolescência, dedicou-se à Educação. Após concluir o Curso Normal na Escola Carmela Dutra, onde se formou em primeiro lugar – o que lhe rendeu premiação oferecida, em sua modesta residência, pessoalmente pelo então ex-Presidente da República Eurico Gaspar Dutra, cuja esposa dava nome àquela escola normalista, o qual lembrava o nome da primeira colocada naquele ano de 1957 –, Carmelia ingressou na academia para formação de nível superior.

Em 1962, graduou-se no curso de Matemática, habilitações Bacharelado e Licenciatura, pela Faculdade Nacional de Filosofia, da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É também Bacharel em Ciências Estatísticas, pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas  (ENCE). Pós-graduada em Análise de Sistemas pela Coordenação dos Programas de Pós-graduação em Engenharia (COPPE- UFRJ), Carmelia complementou seu conhecimento na Matemática por meio de múltiplos cursos no renomado Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro.

Na área de Educação, além da formação do Ensino Normal, Carmelia Abrahão Assaf pós-graduou-se em Administração Escolar, pela Faculdade de Educação da UFRJ, em Educação Infantil e Desenvolvimento, pela Universidade Cândido Mendes e em Educação Especial e Inclusiva, também pela Universidade Cândido Mendes.

Carmelia Abrahão Assaf periodicamente atualiza-se a respeito das novas diretrizes e tendências da área educacional, seja por meio de leituras especializadas, seja por meio da participação em congressos, palestras, seminários, cursos e oficinas voltadas à Educação Infantil. Isso porque Carmelia entende ser de importância vital o aperfeiçoamento constante do profissional que atua na dinâmica área da Educação, com vistas à formação integral do aluno, em especial na fase tão importante que é a Educação Infantil, alicerce poderoso e necessário à continuidade, com sucesso, das demais fases do ensino formal.

Profissionalmente, Carmelia atuou no setor público e no privado. No setor público, foi Professora dos níveis Fundamental, Médio e Superior. No então denominado Ensino Primário, atual Ensino Fundamental, lecionou na Escola Francisco Sertório Portinho. No então Ginásio e Científico, atual Ensino Médio,  lecionou no Colégio Estadual Cidade de Lisboa, no Ginásio Industrial José do Patrocínio, onde foi condecorada pelos alunos como “Mestre do Ano” em 1965. No Ensino Superior, Carmelia lecionou Matemática no Instituto de Matemática da UFRJ (IMUFRJ), disciplinas de Análise Matemática e Equações Diferenciais, por indicação do saudoso Catedrático, Professor José Abdelhay.

No setor privado, foi Analista de Sistemas de renomada Empresa de Economia Mista, de grande porte, durante vinte e cinco anos, na qual ingressou mediante concurso público, sendo aprovada em primeiro lugar, com a nota máxima.

Atualmente, dirige o Jardim Escola Estrela do Saber, tarefa em que Carmelia atua com o objetivo de permitir que a Instituição alcance plenamente seus objetivos como Escola Cidadã. Contribui, acima de tudo, com sua atuação pessoal, para a formação de sociedade mais justa, solidária e responsável, na qual o amor ao próximo possa conduzir à Paz Universal.